segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A Química Tradicional e o surgimento da Química moderna


Em 1661, o filósofo inglês Robert Boyle (1627-1691) publicou o livro O químico cético, onde criticava as idéias de Aristóteles sobre a "teoria dos quatro elementos". Nestes trabalhos Boyle desenvolveu sua lei, que diz que à temperatura constante a pressão de um gás é inversamente proporcional ao volume por ele ocupado. Nesta mesma época ocorreu o descobrimento do oxigênio pelo padre anglicano Joseph Priestley , e importantes teorias, embora equivocados, foram formuladas a respeito da combustão e da corrosão (teoria do flogístico e da massa negativa). Tentava-se então buscar explicações mais lógicas para os fenômenos químicos. 

No século XVIII, a Química tornou-se realmente uma ciência. Vários gases foram descobertos e estudados. Lavoisier introduziu a balança em seus experimentos e conseguiu pesar os materiais envolvidos antes e depois de uma transformação química, notando então que a massa permanecia constante (lei da conservação da massa), também fez importantes descobertas sobre a combustão e sobre as propriedades do gás fundamental para que ela ocorra, o oxigênio. Podemos dizer que, nos séculos XVIII e XIX, com os trabalhos de muitos cientistas, surgiu a QUÍMICA MODERNA, que já proporcionava uma explicação lógica para a existência de muitos materiais diferentes e suas possíveis transformações químicas. É importante notar também que a partir dessa época se juntou o trabalho experimental feito em laboratório (trabalho prático) com a 12 correspondente busca das explicações da natureza da matéria e as razões de suas transformações químicas (trabalho teórico).

No século XIX ocorreu um desenvolvimento extraordinário na Química, tanto em sua parte prática como na parte teórica. Na prática, foram descobertos vários novos elementos químicos e produzidas muitas novas substâncias químicas. Na teoria, consolidaram-se as idéias de ÁTOMO, principalmente devido aos trabalhos de John Dalton (1766-1844), que propôs o primeiro modelo atômico segundo o qual o átomo seria continuo e maciço como uma bola de bilhar, esse modelo conseguia explicar várias propriedades dos gases. E a ideia de MOLÉCULA, principalmente por Amedeo Avogadro (1776-1856), que propôs que em dois volumes iguais de diferentes gases comportava a mesma quantidade de molécula. No século da morte de Avogadro, começou entre alguns cientistas a preocupação em organizar, por propriedades físicas e químicas, os elementos então descoberto, o êxito em tal tarefa foi devido a cientista russo Dimitri Ivanovitch Mendeleyev (1834-1907) que conseguiu ordenar os elementos químicos, de forma racional, em sua tabela periódica. É muito importante notar também que, em decorrência desse "casamento" da prática com a teoria, houve um grande desenvolvimento das técnicas de análise e síntese químicas. Havia, no entanto uma controvérsia na teoria de Dalton ela não explicava o fenômeno da eletricidade observada mesmo antes de cristo na Grécia antiga, outra propriedade que abalaria tal teoria seria descoberta quatro anos antes do inicio do século XX. Estudos do casal Curie e do físico francês Henri Becquerel com minérios de urânio descobriram a radioatividade. O Casal Curie explicou que tal fenômeno se dava a desintegração atômica, mas como se a teoria de Dalton defendia que o átomo era continuo e indivisível? Era necessária uma nova visão atômica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário