Química




A Ciência que estuda a estrutura e composição dos diferentes materiais que compõem o Universo, as transformações que neles ocorrem, mudando suas composições,  bem como a energia envolvida nessas transformações.
Permite compreender e explicar as alterações que ocorrem tanto no nosso corpo como à nossa volta. Todos os seres são constituídos por compostos químicos, que permanentemente sofrem alterações químicas. O nosso dia-a-dia, desde torrar pão ou cozer uma batata até andar de automóvel implica estas transformações químicas em que um conjunto de compostos se transforma noutros envolvendo trocas de energia nas suas mais variadas formas.

Quando uma folha de árvore é exposta à luz do sol e é iniciado o processo da fotossíntese, o que está ocorrendo é química. Quando o nosso cérebro processa milhões de informações para comandar nossos movimentos, nossas emoções ou nossas ações, o que está ocorrendo é química.
A química está presente em todos os seres vivos. O corpo humano, por exemplo, é uma grande usina química. Reações químicas ocorrem a cada segundo para que o ser humano possa continuar vivo. Quando não há mais química, não há mais vida. 


A Química é dividida em: 



Química orgânica – ciência que estuda as propriedades da composição e das reações químicas dos compostos organidos do carbono. 







Química Inorgânica – ciência que estuda as propriedades da composição e das reações químicas dos demais compostos elementos químicos. 




Físico-Química – ciência que estuda questões químicas relacionadas à Física.








Química Analítica – ciência que analisa amostras químicas para descobrir sua composição estrutural e quantidade de elementos químicos. 






O que é Química??